Ao alinhar os veículos acontece o ajuste perfeito dos ângulos das rodas, que conseguem girar de modo perpendicular ao solo, paralelamente, evitando desnível entre ambos os lados do veículo.
De modo prático alinhar os veículos faz parte das manutenções preventivas indispensáveis para qualquer proprietário.
Quando este serviço é feito de modo correto acontece aumento da vida útil do pneu, que por sua vez tem maior atrito com o solo e exige menos esforço dos motores, gerando maior economia de combustível, além de oferecer mais segurança por encerrar de vez os problemas de deslocamentos.
Quem possui veículos por longos anos já deve ter tido problemas semelhantes: Ao trafegar em estradas rápidas ou vias lentas perceber que o carro se desloca um pouco à direta ou esquerda, quando na verdade deveria permanecer reto.
O veículo pode se deslocar para a direta ou esquerda ao motorista liberar as mãos dos volantes por apenas alguns segundos. Nos primeiros momentos em que ocorrerem estes problemas os condutores devem seguir ao alinhamento.
Outro ponto a considerar, agora em termos financeiros, está nos gastos de pneus, que diminuem quando o veículo está alinhado. Isto porque após o alinhamento perfeito os pneus podem rodar com perfeição, sem comprometer desempenho dos carros.
O alinhamento deve ser feito em todos os momentos de revisões periódicas, conforme descrito no manual dos proprietários, regras estipuladas de acordo com os fabricantes.
Este tipo de procedimento também precisa ocorrer às vezes em que o carro sofre impactos, como após colisões leves com veículos, guias, pedras, entre outros obstáculos frequentes do trânsito.
Ao trocar qualquer componente da direção ou suspensão é necessário alinhar, ou quando notar comportamentos não comuns dos veículos, como a dificuldade para controlar o carro nas curvas rápidas, por exemplo.
Modificações nos pneus também representam motivos ao alinhamento! Interessante notar que os pneus servem como grandes índices para demonstrar a necessidade de fazer ou não este serviço, ou seja, quando se encontram com desgastes irregulares é preciso alinhar.
De modo semelhante ao alinhamento, o balanceamento tem suma importância, em principal se considerar as consequências negativas aos veículos por causa dos atrasos neste tipo de serviço, tais como as vibrações no assoalho, nos assentos, painel de instrumentos, entre outras partes do veículo.
Se o alinhamento serve para equilibrar os ângulos das rodas, no balanceamento o serviço objetiva encerrar com as vibrações nos veículos, que podem ocorrer a partir do momento em que atingem certas velocidades específicas
Uma clara diferença entre alinhamento e balanceamento em termos de indícios é que se faz necessário balancear ao perceber que o volante vibra quando o veículo está em alta ou baixa velocidade.
Alinhamento de veículos é necessário não apenas quando vibra o volante como também outras partes específicas da suspensão.
Se o motivo do temor não ser identificado a tempo é aconselhado sempre alinhar.
Não adianta apenas investir nos melhores bancos ou carros espaçosos para transmitir o máximo de conforto aos passageiros. Taxistas de luxo, ou outros motoristas profissionais que trabalham ao setor executivo, sabem da importância do balanceamento para todos no veículo ficarem confortáveis na viagem.
Antes de viajar com a família aos grandes trajetos o segredo para não existir incômodo é balancear e alinhar.
Seja alinhar ou balancear, mesmo quando não existem indícios, é preciso providenciar os serviços em cada 10 mil quilômetros rodados!
Seu centro automotivo de alinhamento, balanceamento e consertos