Assim como o alinhamento e o balanceamento são importantes para a segurança e o conforto do veículo, a cambagem também é fundamental, porque garante o equilíbrio do pneu e evita desgastes.
A cambagem é um procedimento no camber, ângulo de inclinação da roda em relação ao solo, que é ajustado para distribuir o peso do carro sobre a banda de rodagem. Se ele não estiver de acordo com as especificações da fabricante, é possível que você venha a ter problemas com o desgaste irregular dos pneus.
Quando ocorre desgaste prematuro no ombro externo dos pneus. Projeta o ponto de aplicação do peso do veículo para a parte interna do eixo da roda, diminuindo o efeito de alavanca, aumentando a estabilidade vertical do veículo.
Quando o desgaste prematuro acontece no ombro interno do pneu. Projeta o ponto de aplicação do peso do veículo para a extremidade do eixo da roda gerando um efeito de alavanca que causa instabilidade vertical e fadiga, tanto no eixo quanto nos demais componentes da suspensão.
Quando não houver especificações do fabricante, deve-se tolerar uma diferença máxima de ½ grau de Camber lado a lado. O veículo tende a “puxar” para o lado da roda que estiver com o ajuste de Camber mais positivo.
Para saber quando seu carro precisa da cambagem, olhe a parte da frente do veículo. Os pneus devem estar o mais perto possível do ângulo reto (que seria o ângulo ideal). Um lado nunca pode estar mais inclinado que o outro.
O recomendável é verificar a situação do camber junto com o alinhamento e o balanceamento, assim, você garante que o carro sairá da manutenção perfeitamente regulado. É importante também, sempre observar o comportamento do seu carro.
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