Troca de óleo é o processo de retirada do lubrificante muito sujo, vencido, ou quase acabando, por um novo, de preferência igual ao anterior. Fazer a troca conforme as indicações do fabricante é muito importante para manter a saúde do seu motor. O óleo é responsável por limpar, lubrificar e estabilizar a temperatura do bloco. Quando velho, perde suas propriedades ativas, o que pode comprometer as funções vitais do carro.
O motor é formado por um conjunto de peças que atritam entre si para gerar o movimento que dá força para o carro andar. Esses itens precisam ser constantemente lubrificados para manter o funcionamento ideal e evitar desgastes. É aí que entra o óleo lubrificante.
Basicamente, o sistema de lubrificação funciona a partir do cárter, onde é armazenado o óleo do motor. Nele existe uma peça chama pescador, que busca o lubrificante para a bomba do sistema. Ela por sua vez bombeia por pressão o fluido até o filtro. Filtrado, o óleo percorre os componentes do motor através de um circuito fechado. Nessa viagem, lubrifica e limpa as peças, coletando os resíduos da combustão. Também auxilia na refrigeração do motor, pois recebe o calor nesse trajeto. Ao fim do processo, escorre novamente para o cárter, onde dissipa a sujeira e temperatura absorvidos.
Com o passar do tempo, o fluido acumula essas impurezas e, por conta do aquecimento, perde a viscosidade, que é a característica que faz com que o óleo cubra uniformemente os componentes e os proteja. O motor mal lubrificado proporciona mais atrito entre as suas partes, prejudicando a vida útil, o desempenho da peça e consumindo mais combustível.
Um dos principais fatores que fazem o lubrificante perder propriedade é a troca rápida de temperatura do motor. O fluido precisa manter as suas características independente do calor ou do frio. Mas com o tempo essa capacidade se perde.
As montadoras e as marcas de óleo conseguem fazer uma estimativa de quando o lubrificante começará a perder efeito. É de extrema importância que você acompanhe o consumo de óleo do seu carro e troque-o dentro dos prazos pré-definidos. As consequências de andar com o produto vencido podem ir desde um consumo maior de combustível até a fundição do motor.
Quando devo trocar o óleo de motor?
As indicações de quando trocar o óleo do motor ficam no manual do carro, você pode encontrá-las na parte sobre fluidos. De todo jeito, na maioria dos casos, recomenda-se fazer a substituição entre 10.000 km para veículos de uso normal (estrada e cidade) e 5.000 km para usos extremos.
Preste atenção no tempo de uso também. Em alguns casos a quilometragem não é tão precisa, o óleo perde as propriedades com o tempo, mesmo que o carro percorra distâncias pequenas. Essas informações também estão no manual, mas leve como regra que passar mais de um ano sem trocar o lubrificante é muito arriscado.
Agora, se você quiser ter controle de com está o seu lubrificante, a melhor maneira é medindo. Fique de olho no intervalo de tempo entre as trocas e meça frequentemente o nível do fluido (aproveite as idas semanais aos postos de combustível e já o faça). Assim, você evita o risco de precisar trocar antes da quilometragem indicada e de deixar vazamentos passarem despercebidos.
Importante: Espere pelo menos 10 minutos com o carro desligado antes de medir o óleo do carro. Ele circula pelo motor quando está funcionando. Esse é o tempo necessário para escorrer das partes mais altas até a base do cárter. Além disso, o motor ligado faz as peças esquentarem, consequentemente, o óleo envolto nelas. O lubrificante quente altera seu volume. Por isso recomenda-se esperar. Se você checar antes disso, provavelmente o nível vai estar um pouco diferente do real e ainda pode se queimar.
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