Carregando

Auto / Suspensão

Suspensão


O sistema de suspensão tem como função estabilizar o carro durante sua movimentação. Ele amortece os impactos causados pelas irregularidades da pista. Assim, os impactos não são transmitidos para o motorista e passageiros. Além disso, a suspensão mantém o veículo na altura adequada e alinhado com as vias.

Por causa da suspensão, o chassi (placa que suporta os sistemas do veículo) não é ligado diretamente nas rodas. As peças que fazem a conexão absorvem as forças externas que causariam incômodo e prejudicariam outros componentes do veículo. O amortecedor faz parte do sistema. É um componente que possui os seus próprios mecanismos e finalidades mas trabalha para que a suspensão funcione perfeitamente, complementando-a. A suspensão é constituída de peças flexíveis – que absorvem os movimentos das rodas – e essa flexibilidade não é instável. Isso pode fazer com que o chassi desempenhe movimentos verticais ríspidos e transfira o peso de uma roda para outra – causando estabilidade. É então que os amortecedores entram em ação. Eles foram desenvolvidos para controlar esses efeitos no sistema de suspensão.

Qual a importância do sistema de suspensão?

A importância da suspensão está na performance do carro e na segurança dos passageiros. Ao contrário do que muitos motoristas pensam, a potência do carro envolve outros fatores além do motor. Mantendo o veículo estável, a suspensão ainda garante a aderência das rodas ao solo – principalmente em curvas, frenagens e situações em que o carro perde estabilidade. Isso melhora o desempenho na pista e proporciona maior conforto durante a viagem. Também gera economia, pois evita desgastes irregulares nos pneus.

Dica: Para que o sistema funcione adequadamente, é preciso fazer as manutenções preventivas de acordo com as recomendações da montadora. Caso perceba alguma anomalia – principalmente ruídos.

Vida útil do sistema de suspensão.

A vida útil do sistema de suspensão é de 40 mil quilômetros. Após o prazo de validade a eficiência do sistema é muito reduzida e o carro pode perder estabilidade facilmente. Ainda se as peças estiverem gastas ou rompidas, você pode perceber algumas falhas no desempenho do seu possante. Normalmente o espaço de frenagem aumenta, os pneus se desgastam mais rápido, a condução do carro fica mais difícil e ruídos são percebidos.

Composição do sistema de suspensão.

A suspensão é resumidamente um conjunto de colunas formadas por três componentes principais: as molas, os amortecedores e os coxins. As molas ajustam as rodas às imperfeições da pista – expandindo e retraindo de acordo com a necessidade. Os amortecedores absorvem o impacto – como falamos anteriormente. Por fim, o coxim serve de suporte para os outros componentes. As demais peças servem para auxiliar as outras.


Acompanhe seus serviços via whatsapp

Seu centro automotivo de alinhamento, balanceamento e consertos

Central de Atendimento:
(13) 3021-9392